segunda-feira, 2 de julho de 2007

50º CONUNE - Brasil, Verás que um filho teu não foge à luta!

Pois é... Passaram-se dois anos e é chegada a hora do 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes! E esse ano é especial, pois comemoramos os 70 anos da entidade! Anos marcados por uma história de muita luta e combatividade!

O CONUNE é o momento da juventude universitária de todos os campos do país se reunir, trocar idéias, experiências, discutir política, eleger a nova diretoria e presidência, além de traçar as lutas e formulações para os próximos dois anos!


Esse ano o CONUNE vai rolar em Brasília, de 04 a 08 de julho e o DCE considera muito importante a participação dos estudantes da USP no Congresso da UNE, por ser o principal fórum do movimento estudantil que reunirá, cerca de 10 mil estudantes de todo o país, e, principalmente, pelo momento de enfrentamento político que vivemos nas universidades estaduais paulistas. Tudo isso está interligado porque é o momento de unirmos forças com diversas universidades e DCE's de todo o Brasil para que impulsionemos as lutas do próximo período tanto no Estado de São Paulo, contra a política privatista de José Serra, como no Brasil na demonstração da insatisfação da juventude brasileira com relação a política econômica de Henrique Meireles no Banco Central. O Congresso é um momento de aglutinação de forças! De fortalecimento de ideais e bandeiras!

Neste primeiro semestre passamos por uma intensa e gigantesca mobilização nas estaduais paulistas contra os Decretos de José Serra. Tivemos ocupações em São Carlos, no campus Butantã (da reitoria da Universidade), além de ocupações em vários campi UNESP e na UNICAMP.
Sendo assim, o Diretório Central convocou um Conselho de Centros Acadêmicos (CCA), que reuniu 33 CAs, em São Carlos, no dia 19 de maio, que teve como um dos pontos de pauta a organização das eleições para delegado para o CONUNE. No CCA, o DCE apresentou para todos os CAs a preocupação de como conciliar o processo de eleição de delegados para o congresso da UNE e o processo de mobilização, ocupação e greve que estávamos vivendo na nossa universidade. O processo foi iniciado e envolveu cerca de 300 estudantes em 5 chapas.
Nós do Diretório colocamos aos envolvidos no processo que avaliassem conosco a realização das eleições com debate e sem atropelos.

As chapas reunidas, em reunião, decidiram por não realizar o processo, após analisar o cenário da Universidade de intensa mobilização contra os Decretos de José Serra. E este grande movimento se saiu vitorioso fazendo com que o governador recuasse seu ataque às universidades!


Sua participação não é vedada por não ser um delegado do CONUNE! O Congresso é feito com uma programação diversa, plural para todos os tipos de debates e atividades!

Entre no site da UNE e se informe mais: http://congresso.une.org.br/

Simbora estudantada! Pra luta!

4 comentários:

Alice disse...

CAdê a ata dessa reunião? Eu era de uma chapa e não me lembro de tal reunião!!!

Alice disse...

Alias.. atualizar o site faz bem, né?

DCE Livre da USP disse...

Alice, essa reunião foi convocada e desmarcada várias vezes.
Inclusive em todas as reuniões ordinárias do DCE neste período, nós discutíamos as questões e a maioria das chapas estiveram presentes, inclusive as chapas que eram formadas por vários grupos, sempre iam com um representante de cada ums dos grupos...ou seja, não eram reuniões pequenas.

Alice disse...

Ta.. cadê a ata?