sexta-feira, 2 de novembro de 2007

eleições para o DCE Livre da USP "Alexandre Vannuchi Leme"

É chegada a hora de debatermos e elegermos uma diretoria para a nossa entidade geral!
Debates acontecerão pelas unidades, centenas de estudantes estarão mobilizados para que mais uma vez tenhamos uma eleição com aumento de quórum, participação efetiva e uma rica discussão sobre o DCE Livre da USP.

O Diretório Livre dos Estudantes da USP tem uma história marcada por lutas e resistência.
Em maio de 1976 após a realização da PRIMEIRA Calourada Unificada dos Centros Acadêmicos, que fora organizada pela Comissão Universitária, que discutiu a reorganização de uma entidade central que articulasse as lutas estudantis(1), da greve da ECA, da mobilização em protesto contra o assassinato de Herzog e a greve do campus de Ribeirão - contra sua separação da USP - aumenta a necessidade de uma entidade central cada vez maior. Todas essas movimentações dos estudantes foram registradas pelo Dops, culimando até em palavras de um agende do Dops, encontradas em arquivos, dizendo: "O movimento estudantil, dirigidido pelo Partido Comunista do Brasil e apoiado por outros setores da esquerda, caminha para a sua primeira vitória neste ano de 1976, com a efetivação de assembléias visando a formação do Diretório Central Estudantil da UNiversidade de São Paulo".
Mas, não ficaram apenas como observadores. Segundo apresenta a Revista da Adusp sobre "Segredos da Ditadura Militar", de outubro de 2004, as urnas que guardavam os votos foram roubadas, numa madrugada quando estavam dentro da FEA. "Segundo O
Estado de São Paulo (14 de maio), foram roubadas 40 urnas, com 7.910 votos". (2)
Novas eleições foram realizadas em 18 de maio, e uma noite de vigília, na qual teve muita festa, debates e eventos culturais. Foram cerca de 12.300 votos, e o primeiro lugar ficou com 4.362 votos!
Nos primeiros anos do DCE todas as gestões, até 79, tiveram o nome, endereço e RG registrados.
Alunos do campus de Bauru foram detidos e fichados por "crime" de portar panfletos da Libelu.

O Dops foi extinto em 83. O Diretório Central dos Estudantes LIVRE da USP existe até hoje. (3)

05.11 das 13h às 23h Inscrição das chapas para o Processo Eleitoral do DCE

10.11 CCA de Recursos

12.11 Prazo máximo para fusão de chapas

21, 22, 23 de novembro eleições



(1), (2), (3). Todas as citações que fiz constam na Revista da Adusp de outubro de 2004 num especial sobre "Segredos da Ditadura Militar", no 40º aniversário do golpe.

Nenhum comentário: